O desgaste de pneus de caminhão é um problema sério para os proprietários e para as transportadoras que merece toda a atenção. Além do risco de acidentes, este é um problema que gera custos elevados para a substituição e que pode pesar no orçamento.
Nesse sentido, adotar estratégias para prevenir os desgastes de pneus e demais componentes é uma medida essencial para aumentar a durabilidade e preservar a segurança. Quer saber como?
Continue a leitura e entenda qual a vida útil de um pneu, quais as principais causas de desgaste e dicas para evitá-las!
Aluguel de Caminhão Basculante – 10 a 20m³
Carregamento, movimentação e despejo de carga
Qual é a vida útil de um pneu de caminhão?
A vida útil de um pneu de caminhão é estabelecida por uma média, que pode ficar entre 60 e 80 mil km rodados. Entretanto, existem muitos aspectos que podem influenciar esses dados e, assim, reduzir o tempo de vida dos pneus.
A frequência de uso, o sobrepeso, baixa qualidade das estradas, formas de condução e a falta de cuidados preventivos podem levar à desgastes precoces ou desalinhamento, exigindo a troca antes do tempo.
Por essa razão, é indispensável avaliar as orientações do fabricante em relação à vida útil e manter todos os cuidados para preservá-la. Trata-se de um aspecto decisivo para reduzir todos os riscos e evitar gastos inesperados para o orçamento.
Quais os principais tipos de desgastes de pneu?
O desgaste de pneu pode acontecer de diferentes formas, começando de forma leve e pouco perceptível até se desenvolver e comprometer a sua vida útil. Trata-se de um aspecto que merece todo o cuidado do motorista, para investigar e avaliar alterações antes que elas evoluam — principalmente porque enquanto uns são visíveis e externos, outros são perceptíveis apenas ao volante.
Os tipos de desgaste mais comuns são os seguintes:
- central: atinge o centro da banda de rodagem, causado por alta pressão;
- localizado: concentra-se em apenas uma região, como uma mancha;
- unilateral: acontece em apenas um lado do pneu, devido ao desalinhamento;
- irregular: desgaste em regiões distintas, devido à falta de rodízio;
- escamado: o pneu fica escamado devido à fricção incomum nas estradas;
- nos ombros: atinge as bordas do pneu, geralmente por falha na calibragem;
- por condução: desgastes causados pela direção agressiva dos motoristas.
Compreender o tipo de desgaste é muito importante para adotar a solução adequada e evitar riscos de acidentes nas estradas. É o fator que permite analisar a causa e solucioná-la definitivamente, para evitar que volte a acontecer e eleve os prejuízos.
Quais as principais causas de desgaste de pneus?
Cada tipo de desgaste de pneu acontece por um motivo e sempre provoca danos sérios caso não seja identificado a tempo. Além do risco de acidentes, em caso de abordagem pelas autoridades de trânsito, é possível sofrer multas e a apreensão do veículo.
Nesse contexto, as maiores causas de desgastes em pneu de caminhão são:
- negligência com a calibragem;
- má condução dos motoristas;
- falta de um rodízio periódico;
- falta de um balanceamento e de alinhamento;
- problemas nos amortecedores e freios;
- excesso de carga;
- condições das estradas.
Essas situações são comuns e acontecem com qualquer motorista, caso os devidos cuidados não sejam vistos como prioridade. Por isso, é essencial monitorar tudo de perto para evitar desgastes precoces e, assim, não elevar os riscos e os gastos.
Como evitar o desgaste de pneus de caminhão?
Ter pneus em bom estado de conservação pelo maior tempo possível é a melhor alternativa para evitar uma série de complicações — como os problemas com as autoridades, o risco de acidentes e o aumento dos custos para troca dos pneus.
Nesse sentido, a prevenção é essencial para garantir que todo o sistema esteja perfeito e pronto para rodar. São ações simples e que fazem toda a diferença, inclusive para valorizar o veículo e reduzir as perdas em caso de venda futura.
Veja abaixo algumas dicas para evitar o desgaste de pneu!
Use pneus do mesmo modelo
Cada tipo de pneu tem frisos diferentes, por isso, é interessante utilizar todos os pneus da mesma marca e modelo. Assim, você terá maior equilíbrio na banda de rodagem, evitará o desgaste regular e ainda elevará a segurança na direção.
Mantenha uma rotina de calibragem
A calibragem dos pneus é imprescindível para evitar desgastes e preservá-los, portanto, deve acontecer semanalmente. Considere as orientações do fabricante e realize a calibração pontualmente para manter a pressão sempre no nível ideal.
Faça rodízios de pneu
Além de ajudar a economizar, o rodízio de pneus é uma estratégia muito importante para reduzir o desgaste e elevar a vida útil. Sendo assim, faça esse procedimento sempre que necessário, mas não deixe de trocar o pneu quando houver necessidade.
Realize o alinhamento e o balanceamento
Com o tempo de rodagem, é comum ocorrerem desalinhamentos que podem afetar os pneus sem que o motorista perceba, causando desgastes. Para evitar essa situação, é essencial fazer o alinhamento e o balanceamento periodicamente em uma mecânica especializada.
Fuja dos buracos nas rodovias
Os buracos nas estradas são praticamente inevitáveis e causam estragos severos em toda a suspensão e nos pneus. Por esse motivo, é fundamental adotar uma direção defensiva e ter cuidado para evitar cair em buracos, o que pode acelerar os desgastes.
Evite excesso de peso
Os caminhões trabalham com o transporte de cargas pesadas, atividade que deve ser conduzida com todo o cuidado para preservar o veículo. Por isso, evite o excesso de peso e não exceda a capacidade. Assim, é possível reduzir os desgastes e evitar acidentes.
Por fim, saiba que o monitoramento visual dos pneus é uma prática que deve acontecer diariamente, para facilitar a identificação de desgastes em estágio inicial. Por mais simples que pareça, é uma excelente medida para reduzir prejuízos e mitigar riscos.
Lembre-se de que os pneus são responsáveis pela segurança do próprio motorista, dos pedestres e de outros condutores. Ter atenção, adotar a correta manutenção e mantê-los sempre em boas condições são atitudes obrigatórias que ajudam a salvar vidas.
Como pôde notar neste conteúdo, a partir de algumas medidas preventivas simples, é possível evitar o desgaste de pneus e elevar a durabilidade. Portanto, tenha atenção especial a esse ponto para conseguir economizar e aumentar a segurança nas estradas.
Gostou do post? Agora que você já viu dicas sobre como evitar o desgaste de pneus, não deixe de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos! Leia agora mesmo sobre os principais tipos de caminhão e como classificá-los!