As empilhadeiras são equipamentos indispensáveis para o armazenamento e a movimentação de materiais em diferentes setores industriais. Entre as várias opções disponíveis no mercado, as empilhadeiras semielétricas são cada vez mais populares devido aos seus diversos benefícios.
Com sua combinação de consumo, esse modelo oferece uma solução eficiente e versátil para atividades de pátio, e a robustez necessária às atividades externas. Por isso, para que possamos firmar uma comparação fundamentada, criamos este artigo. Continue a leitura e entenda mais sobre os 5 benefícios da empilhadeira semielétrica!
Como funciona a empilhadeira semielétrica?
Orientada para operações costumeiras de elevação e utilizada para mover e posicionar cargas pesadas em diferentes tipos de ambientes, como armazéns, fábricas, etc. ela funciona por meio da combinação de dois sistemas de propulsão: um motor elétrico para mover a máquina e uma operação manual para controlar a elevação da carga.
O motor elétrico é responsável pela movimentação da empilhadeira, enquanto o sistema manual permite ao operador controlar a elevação da carga com a ajuda de alavancas ou outros mecanismos. Isso traz mais facilidade, exigindo menos força física para levantar a carga e possibilitando que o trabalho seja feito com maior segurança e seja menos cansativo. Além disso, a propulsão elétrica permite uma maior eficiência na movimentação da carga, pois não requer esforço físico do operador.
Quais são os benefícios da empilhadeira semielétrica?
1. Maior custo-benefício
Um dos principais aspectos positivos da empilhadeira semielétrica é o seu baixo custo de aquisição. Isso acontece devido à sua estrutura, que exige menos componentes para o seu funcionamento. Por isso, além de ser um investimento mais acessível, ele exige menos gastos durante sua manutenção.
Além disso, a empilhadeira semielétrica consegue acrescentar valor aos seus projetos e tarefas, trazendo resultados mais rápidos e eficientes para seu dia a dia. Por se tratar de um equipamento simples com manutenções pontuais, esse investimento é uma solução logística extremamente benéfica para ajudá-lo em seus processos.
2. Agilidade e velocidade na operação
Contar com uma empilhadeira semielétrica também é uma ótima maneira de trazer mais agilidade e velocidade aos seus processos logísticos. Sua elevação por meio de acionamento elétrico consegue reduzir significantemente o tempo de execução das tarefas.
Se compararmos, a empilhadeira semielétrica pode ser muito mais rápida e ter menos limitações do que os modelos tradicionais.
3. Flexibilidade de uso
Uma das maiores diferenças da empilhadeira semielétrica é a sua alta flexibilidade quando comparada a outros modelos. Ela é muito mais compacta, servindo a diferentes necessidades, sem perder a qualidade e eficiência que essa máquina consegue proporcionar. Por isso, é possível utilizá-la em ambientes menores e mais limitados, como corredores que não comportam a circulação de máquinas maiores.
Além disso, esse equipamento consegue oferecer suporte operacional completo para diversas atividades, mesmo em grandes ambientes. Assim, ele pode ser utilizado na movimentação de cargas mais baixas e leves, reduzindo a necessidade de adquirir empilhadeiras mais robustas com o custo operacional mais elevado.
4. Menor impacto ambiental
Com a empilhadeira semielétrica, é possível garantir a eficiência em suas atividades e ainda trabalhar a sustentabilidade de seus processos. Ao contar com uma operação mais simples e utilizar uma fonte de energia limpa, os impactos ambientais podem ser reduzidos significativamente quando comparados aos modelos movidos por combustão.
Nesse caso, as empilhadeiras a combustão utilizam combustíveis responsáveis pela eliminação de gases tóxicos ao operarem. Além disso, elas necessitam de mais insumos sintéticos para garantir o seu funcionamento. Assim, as empilhadeiras semielétricas garantem um ótimo desempenho, sem degradar o meio ambiente.
5. Manutenção simples e econômica
Além do baixo custo de investimento, as empilhadeiras semielétricas são equipamentos que apresentam uma enorme vantagem em relação ao seu uso: o custo de manutenção reduzido. Isso ocorre devido à falta de componentes e peças complexas em sua estrutura, ao contrário do modelo a combustão, que exige sistemas mais robustos para o seu funcionamento.
Com isso, é possível simplificar as operações, reduzindo a necessidade de manutenção mais elaborada — como o caso de manutenção planejada ou preditiva — e permitindo maior produtividade nas operações logísticas. Com isso, a empresa consegue economizar no processo, já que a demanda de reparos será menor.
O que vale mais: comprar ou alugar?
O investimento em máquinas e equipamentos é um processo que deve ser muito bem planejado. Por isso, para considerar essa aquisição, é preciso levantar algumas questões que podem impactar diretamente no caixa da empresa, caso sejam negligenciadas. O primeiro fator que envolve esse tipo de compra é o alto custo que esses ativos têm.
Além disso, há também os gastos com manutenção necessária para certificar o pleno funcionamento das máquinas e dos equipamentos. Por isso, comprar pode nem sempre ser a melhor solução para atender às suas necessidades. Nesse caso, o aluguel de uma empilhadeira pode ser vantajoso em vários aspectos para o seu negócio.
Você consegue eliminar o alto custo desse tipo de aquisição, assegurando o equipamento a partir da assinatura do contrato. Além disso, a locação de máquinas e equipamentos é uma excelente forma de reduzir gastos no seu dia a dia. Dessa forma, é possível eliminar despesas com manutenções e, ainda, garantir maquinários atualizados e preparados para melhorar sua produtividade.
Por isso, o aluguel acaba sendo um custo-benefício muito maior. Você pagará apenas pelo período estipulado do uso dos equipamentos e máquinas, sem precisar se preocupar com custos envolvendo manutenção e locais para armazenar os ativos em momentos de ociosidade.
Como pôde ver, a empilhadeira semielétrica é um equipamento que permite maior flexibilidade, redução de custos e maior produtividade para processos logísticos. Para certificar se vale a pena ou não a compra desse tipo de ativo, procure avaliar suas necessidades e ver se a locação não é uma alternativa mais rentável para o seu negócio.
Aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores e conhecer o nosso portfólio de máquinas e equipamentos!